As datas comemorativas são sempre boas oportunidades de atrair mais consumidores e melhorar os resultados do e-commerce. É por isso que saber como vender mais no Dia dos Pais é uma excelente maneira de alavancar o faturamento no segundo semestre.
Embora não movimente o comércio eletrônico tanto quanto o Dia das Mães e o Natal, ainda é uma possibilidade de criar promoções direcionadas para quem quer presentear os seus super-heróis do mundo real.
Para conferir dicas de estratégias para aproveitar melhor as oportunidades que esse evento pode oferecer para sua loja virtual, continue a leitura!
Quando é o Dia dos Pais 2020
O Dia dos Pais no Brasil é comemorado sempre no segundo domingo de agosto, portanto, a data varia a cada ano. Em 2020, o Dia dos Pais acontecerá no dia 9 de agosto.
A celebração não acontece no mesmo período que em outros lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, é celebrado no terceiro domingo de junho. Por lá, a data nasceu como iniciativa de Sonora Louise Smart Dodd em homenagem ao seu pai. Ele havia criado uma família de seis filhos sozinho após a morte da esposa.
A jovem celebrou o Dia dos Pais pela primeira vez em 19 de junho de 1909, dia do aniversário seu pai. Aos poucos a ideia se espalhou de sua cidade Spokane, no estado de Washington, para todo o país. No entanto, a data somente foi oficializada em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson.
Já outros países seguem tradições diferentes, como é o caso de Espanha, Portugal e Itália, que celebram a data em 19 de março, Dia de São José.
Origem do Dia dos Pais
Já no Brasil, o Dia dos Pais teve origem em 1953, como uma ideia do publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo na época. A data inicial escolhida foi 16 de agosto, Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus na tradição cristã. Com o passar dos anos, a celebração se deslocou para o domingo, para facilitar a comemoração das famílias em um dia de folga.
O Dia de São Joaquim depois foi transferido para 26 de julho pelo Papa Paulo VI (1963-1978), mas nesse ponto o Dia dos Pais já havia se consolidado no país.
7 dicas para planejar a campanha Dia dos Pais 2020
Hoje, o Dia dos Pais é uma das datas de destaque no calendário do varejo físico e online.
Segundo um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, o faturamento na data em 2019 foi de 2,5 bilhões de reais — 20% a mais do que o registrado em 2018. O estudo também apontou que foram realizados 6 milhões de pedidos para o Dia dos Pais – um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Assim, quem deseja aproveitar esse momento para alavancar as vendas, precisa planejar-se com antecedência e buscar maneiras de se diferenciar da concorrência. Confira 7 dicas que vão ajudar você a preparar sua campanha de Dia dos Pais 2020 e vender mais.
1. Compreenda a data
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração a dinâmica da paternidade no Brasil. Estima-se que haja 5,5 milhões de crianças brasileiras sem registro do pai na certidão de nascimento.
Esses dados demonstram uma realidade no país: nem todos têm contato próximo com seus pais e, muitas vezes, outras pessoas assumem a figura paterna, como tios, padrastos, avôs — e até as próprias mães.
Por isso, é muito importante que a comunicação da sua loja virtual seja inclusiva e leve em consideração que o seu público pode ter outras referências de paternidade.
2. Crie landing pages e hotsites exclusivos
Assim como as vitrines das lojas físicas se enfeitam nas datas comemorativas, o mesmo princípio deve ser seguido no e-commerce.
Lembre os usuários da chegada da data ao personalizar o seu site com temas que refiram ao Dia dos Pais.
Uma boa ideia é criar um hotsite exclusivo que fale sobre o evento, conte com sugestões personalizadas de produtos e até mesmo com depoimentos de pessoas da empresa ou de clientes sobre os seus pais.
3. Faça sugestão de presentes
Se a própria decisão de compra em si já é complexa, quando o produto é destinado para outra pessoa, ela se torna mais difícil ainda.
A maioria das pessoas tem dificuldade de escolher presentes. Por isso, ajudar o seu consumidor nessa tarefa é uma maneira de aumentar as conversões. Como o apelo dessa data costuma ser menor do que de outras do calendário de festividades, a dúvida pode fazer com que o cliente desista da compra.
Ao fornecer sugestões prontas de produtos e pacotes especiais, sua loja resolve esse problema, incentiva a aquisição e pode impactar positivamente o ticket médio. Além disso, essas indicações podem incluir mercadorias de baixa saída em seu e-commerce, contribuindo para movimentar o estoque parado.
4. Ofereça embalagens personalizadas e brindes
Além de descontos especiais na data, outras alternativas de baixo custo também podem ajudar a complementar a experiência positiva do consumidor.
Investir em uma embalagem personalizada e um cartão comemorativo é um exemplo de uma ação que pode trazer bons resultados. Muitos filhos moram longe dos seus pais e enviam o presente diretamente para o endereço do destinatário.
Garantir que o produto já venha embalado, por conta da empresa, tira do caminho mais um bloqueio do processo decisório e promove o encantamento não só do cliente que fez a aquisição, mas da outra parte, contribuindo para que ela também passe a ver a loja positivamente.
Além disso, fornecer brindes exclusivos também contribui para incentivar a compra. Uma possibilidade é oferecer um cupom de desconto para o pai, estimulando que ele também seja fidelizado nesse processo.
5. Capriche nas descrições dos produtos
Lembre-se: a sua comunicação deve ser voltada para quem vai dar o presente, e não para quem vai recebê-lo.
Por isso, é fundamental investir em descrições detalhadas dos produtos, que além de apresentar informações técnicas, também deve deixar claro as suas vantagens — uma vez que o comprador pode não fazer parte do público-alvo usual da sua loja virtual.
6. Lembre o seu consumidor
Muitas pessoas se lembram de datas importantes na última hora, quando já não é possível fazer uma compra online que chegue a tempo.
Por isso, é fundamental lembrar o seu consumidor antecipadamente sobre o Dia dos Pais e até mesmo estabelecer uma data máxima em que ele deve comprar o seu presente para recebê-lo na data.
Para isso, invista em estratégias de e-mail marketing, além de anúncios nas redes sociais, mesmo semanas antes do evento.
7. Tenha um atendimento de qualidade
Um bom atendimento faz parte de uma experiência positiva de compra e é ainda mais importante quando se trata de datas comemorativas. Isso porque qualquer falha pode significar que alguém ficará sem presente, gerando grande insatisfação no consumidor.
Por isso, preparar o SAC do seu e-commerce para essa data é fundamental. Ofereça um atendimento personalizado e humanizado da data, cuidando para resolver os problemas da maneira mais rápida o possível.
Caso você também tenha uma loja física, ofereça condições de recebimento e troca nesses estabelecimentos, uma vez que o tempo é um fator sensível nesse tipo de situação.
Assim, seguindo essas simples dicas, é possível se preparar para essa data e gerar os resultados esperados em sua loja virtual.
*Artigo publicado originalmente em julho de 2018 e atualizado em julho de 2020.