Existe uma boa probabilidade de os seus futuros clientes estarem no Instagram. A cada atualização, novas funcionalidades são adicionadas, o que gera um maior envolvimento dos seguidores com relação a uma determinada página.
Com o passar do tempo, a ferramenta vem implementando novos recursos voltados para as empresas. Muitas organizações migraram suas estratégias de negócios para essa rede social, obtendo resultados expressivos. Pensando em ajudar o seu e-commerce a crescer no segmento, confira, neste artigo, 8 dicas de como vender pelo Instagram.
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Por que é importante um e-commerce saber como vender pelo Instagram?
Nos dias de hoje, as pessoas resolvem muitos de seus assuntos pelo celular. Os sites, blogs e e-commerces passaram a investir massivamente na responsividade, ou seja, nas otimizações para dispositivos móveis. Segundo um levantamento da agência Iska Digital, cerca de 16 milhões de brasileiros usam o Instagram.
Nos tópicos a seguir, serão mostradas as oito dicas para conseguir vendas recorrentes por meio dessa rede social.
Quais são as dicas para vender pelo Instagram?
1. Instagram Shopping
Consiste, basicamente, em uma ferramenta em que os lojistas podem anunciar os seus produtos. Para quem acessa a loja, isso representa a facilidade de comprar produtos diretamente pelo Instagram. Na hora de configurar, é necessário — além de ter um e-commerce — ter uma página no Facebook.
O Instagram Shopping tem um funcionamento semelhante ao recurso de marcar amigos na rede social. A diferença é que, em vez de amigos, são marcados os produtos de uma loja virtual. Diferentemente dos anúncios, o lojista não precisa pagar nada para inserir os seus itens na ferramenta.
2. Perfil comercial
O Instagram oferece a possibilidade de alterar a conta de pessoal para comercial. Com isso, você tem acesso a métricas como:
- número de compartilhamentos das suas publicações;
- número de visitantes diários;
- idade, sexo e localização dos seus seguidores;
- alcance das publicações.
Além disso, com a conta comercial, você pode impulsionar uma publicação, assim como colocar links nos stories (quando o seu perfil tiver pelo menos 10 mil seguidores). Para isso, como no caso do Instagram Shopping, é preciso ter uma conta do Facebook vinculada.
3. Biografia
Assim que um usuário entra em um perfil do Instagram, a primeira coisa com que ele se depara é a bio, ou biografia. É nesse campo que as pessoas decidem se vão seguir uma página ou não. Portanto, invista em uma foto de perfil de qualidade e em uma descrição clara e objetiva do seu negócio.
Também não se esqueça de inserir o link do seu e-commerce ou contato do WhatsApp. Caso você tenha mais de um ponto de contato, use um encurtador de links, como o linktr.ee. É na descrição que você deve mostrar o seu diferencial, no intuito de conquistar o cliente já na primeira impressão.
4. Conteúdo relevante
Para obter as curtidas, comentários, compartilhamentos e novos seguidores, é indispensável que os conteúdos sejam relevantes para a audiência. Dependendo do seu nicho de mercado, é importante saber que tipo de postagem gera mais interação e engajamento — se são fotos, frases de efeito ou vídeos curtos de caráter informativo, por exemplo.
Também é importante fazer boas legendas nas publicações, assim como as chamadas para ação. Postagens relevantes, informativas e recorrentes tendem a criar maior envolvimento das pessoas com a sua página e, consequentemente, com o seu negócio.
5. Instagram Stories
Muitos usuários, em vez de rolar a tela para ver as publicações, clicam naqueles círculos na parte superior do Instagram. Se utilizados da forma correta, os stories são uma excelente forma de criar engajamento. Uma boa dica é compartilhar a própria publicação; assim, mesmo que o seu post não seja entregue àquele usuário, ele pode chegar até ele pelos stories.
Alguns cuidados, porém, devem ser tomados, no intuito de não irritar ou frustrar os visitantes e seguidores do seu perfil. Não faça stories muito longos — afinal, alguns dispositivos podem travar ou até mesmo consumir rapidamente o pacote de dados.
6. Direct
O aplicativo de mensagens do Instagram é bastante útil para que você crie um bom relacionamento com os seus seguidores. Além disso, é válido lembrar que o Direct é um dos poucos lugares da rede social em que os links clicáveis podem ser inseridos.
Algumas vezes, pode acontecer de um cliente já querer fechar negócio mesmo sem passar pelas etapas do funil de vendas. Logo, o direct é um meio de estabelecer um caminho mais curto para a venda de um produto. Sempre que alguém interagir com você pelos stories, você será avisado por mensagem.
7. Hashtags
Se você quer aumentar o número de seguidores da sua página, o uso das hashtags é indispensável. Basicamente, consiste em um modo de separar os assuntos das publicações na base de dados do Instagram. Procure as hashtags mais usadas em seu nicho de mercado e aplique-as às suas postagens.
Dependendo da quantidade de posts, é importante também utilizar hashtags mais específicas. Por exemplo, se o seu e-commerce é de peças automotivas, é muito provável que você utilize nas postagens a hashtag “carro”. Porém, outras páginas criam bastante conteúdo para essa hashtag, tornando-a muito concorrida e muito genérica.
Portanto, invista também em assuntos mais específicos do nicho, como “carro esportivo” ou “carro popular”, que serão menos concorridos, fazendo com que seja mais fácil o seu perfil ser encontrado. Lembrando que a plataforma tem um limite máximo de 30 hashtags por publicação. A dica, aqui, é que você coloque apenas cinco na descrição do post e as outras 25 no primeiro comentário.
8. Instagram Ads
Quando um post aparece como “patrocinado”, é porque consiste em um anúncio. Embora seja de grande importância criar conteúdo relevante para que a página tenha um maior alcance natural, invista em anúncios, uma vez que o alcance desse tipo de publicação é maior.
Além disso, você pode configurar determinado post de modo a ser entregue para uma audiência segmentada, a depender do seu nicho de mercado. Os stories também permitem a criação de anúncios. Como o tempo de duração de um stories é de poucos segundos e ele expira em 24 horas, é importante planejar bem o que será mostrado, a fim de gerar engajamento e conversão.
Saber como vender pelo Instagram pode ser decisivo para o sucesso do seu e-commerce. Como foi dito, cerca de 16 milhões de pessoas no Brasil usam essa rede social. Portanto, é muito provável que os futuros compradores da sua loja virtual venham a conhecer a sua marca por meio de coisas como uma bio bem estruturada, uma foto de perfil legível e publicações relevantes.