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Lojas virtuais ganharam destaque acentuado nos últimos anos no Brasil. Vários empreendedores têm apostado nessa forma online de atrair público, uma vez que o alcance pode ser muito maior do que uma loja física. Dito isso, saber quanto custa uma loja virtual ajuda a assegurar o sucesso do negócio no longo prazo, de modo a ter clientes fiéis e poder escalar o comércio eletrônico de forma sustentável.

Embora os custos sejam geralmente menores do que abrir uma loja física, um empreendimento online implica em considerar uma série de aspectos que veremos em detalhes ao longo deste artigo. Quanto melhor o planejamento e a execução, maiores as chances de atrair, reter e fidelizar os consumidores, de modo que eles se tornem promotores da marca.

Por que ter uma loja virtual?

Pelo fato de ser geralmente mais barato do que manter uma loja física e ter um alcance que pode ser ilimitado, o comércio eletrônico pode trazer um grande faturamento ao lojista. Vale também salientar que muitos empreendedores estão migrando para o online, mesmo os que têm espaço físico, justamente pelos motivos citados.

Ter uma loja virtual traz mais praticidades e comodidades aos consumidores. Uma das razões para isso é que podem ser explorados diversos canais de venda, sendo que as redes sociais são uma excelente alternativa. Um e-commerce não está limitado ao chamado horário comercial, pois ele pode operar vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

Quanto custa abrir uma loja virtual?

Ao longo dos próximos subtópicos, vamos detalhar tudo o que é preciso para estimar de forma correta todos os custos envolvidos na hora de abrir um e-commerce.

Domínio e hospedagem

Dentre os custos envolvidos em uma loja virtual, o domínio e a hospedagem são considerados os mais baixos. O primeiro consiste em escolher um nome que seja fácil de lembrar, quando o consumidor for digitar o endereço do site ou uma palavra-chave.

Já a hospedagem dá o direito de colocar a loja virtual em um servidor, sendo que existem diversos planos para ambos, que podem ser mensais ou anuais, por exemplo. Tanto um domínio como uma hospedagem podem ser contratados por valores mensais entre R$ 9,90 e R$ 12,90.

Porte do negócio e enquadramento tributário

O tamanho do negócio impacta diretamente o recolhimento de tributos e os custos de ter uma loja virtual. Quando a empresa é de pequeno porte (um MEI, por exemplo), o investimento inicial é geralmente baixo, principalmente porque o volume de vendas e operações ainda não é grande. No entanto, para negócios de médio e grande porte, os gastos já são mais elevados, em virtude de aspectos ligados, por exemplo, à integração com outros sistemas e disponibilidade do site. Isso ocorre porque um grande número de acessos simultâneos pode torná-lo lento ou até mesmo ficar fora do ar.

Os custos aproximados para colocar uma loja virtual no ar com base no porte da empresa e do enquadramento tributário são:

  • MEI: pode ter uma plataforma de e-commerce pagando aproximadamente R$ 50,00 mensais, com um investimento inicial baixíssimo;
  • ME ou Micro Empresa: a mensalidade pode variar entre R$ 199,00 e R$ 2.000,00, sendo que o investimento inicial gira em torno de R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00;
  • EPP ou Empresa de Pequeno Porte: pagamento mensal entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000, 00 e capital inicial entre R$ 50.000,00 e R$ 500.000,00;
  • Empresas de grande porte: planos mensais são contratados a partir de R$ 5.000,00 e o capital para iniciar a operação pode ser de R$ 2.000.000, 00 ou até mais.

Anúncios e tráfego orgânico

O investimento em mídia paga ajuda a loja virtual a obter uma maior visibilidade no início da sua operação. É possível anunciar não só no Google, mas também no YouTube e em outras redes sociais como Facebook e Instagram. Além disso, é possível segmentar o público que receberá esses anúncios, com base no nicho de marcado da loja online.

Vale salientar também a importância de acompanhar a performance dessas mídias pagas, de modo a saber em que canais elas costumam trazer mais visitas para dentro do site. O uso de estratégias orgânicas de tráfego (SEO), embora tenham maior efeito a médio e longo prazo, são indispensáveis, para que o Google comece desde já a fazer o ranqueamento da loja virtual nos mecanismos de busca.

Segurança de dados

Todo site na Internet está suscetível a ação de hackers e criminosos virtuais. Para mitigar esses riscos e assegurar a privacidade dos dados dos consumidores, é preciso investir em meios de assegurar a segurança da loja virtual. Um dos mecanismos mais importantes é o certificado SSL, que consiste em um meio criptografado de manter as informações inseridas no site, de modo a ficarem imunes a acessos indevidos. Um SSL pode ser adquirido de forma vitalícia ou anual, sendo que os valores respectivos giram em torno de R$ 45,00 e R$ 20,00.

Logística

Embora a loja seja virtual, é preciso mensurar também os custos logísticos, que consistem na parte física do empreendimento. Depois que o cliente finalizar um pedido, é preciso planejar e organizar toda uma estrutura, de modo a garantir que a encomenda chegará ao destino dentro do prazo e sem nenhuma avaria. Isso envolve contratação de pessoal e softwares, responsável pela automação de alguns processos, de modo a dar uma maior celeridade ao fluxo logístico.

Meios de pagamento

Em uma loja virtual o gateway é um dos principais meios para intermediar pagamentos online. Além dele, é possível disponibilizar a compra via boleto, que tem a vantagem de ser mais barato em termos de taxas a serem repassadas às instituições bancárias. Existe também o pagamento por cartão, em que o lojista precisa saber as taxas que terão de ser pagas às operadoras e bandeiras dos cartões de crédito.

Utilizar uma plataforma de e-commerce pode ser uma boa alternativa?

Para uma empresa que já está no mercado e deseja migrar o negócio para o meio virtual, a contratação de uma plataforma de e-commerce é uma excelente solução. Isso porque ela permite várias integrações com sistemas de gestão e marketplaces, de modo a facilitar o controle das operações, como a quantidade de itens no estoque e as atualizações nas páginas, de modo que o consumidor não venha a fazer, por exemplo, o pedido de um item que está indisponível. Além disso, fica mais fácil escalar o negócio, pois a performance da loja virtual não ficará prejudicada em virtude do volume de visitas e dos procedimentos de gestão.

Quais são os diferenciais da plataforma oferecida pela Tray Corp?

Com base no tópico anterior, podemos dizer que a solução da Tray Corp possui não só as vantagens citadas, mas também muito mais. Trata-se de uma plataforma completa e escalável, que atende tanto empresas que desejam migrar de plataforma quanto as que terão o seu primeiro e-commerce. Nossa aplicação funciona no modelo SaaS (Software as a Service), com possibilidade de personalização e integração com marketplaces como Americanas e Mercado Livre. Temos também suporte durante a implantação e operação da plataforma, de modo a potencializar os resultados da loja virtual no início da sua operação.

Saber quanto custa uma loja virtual evita dores de cabeça e vários outros problemas que podem inviabilizar o sucesso do negócio. Embora os investimentos não sejam pagos de imediato, eles tendem a dar muito retorno no futuro, por meio de um volume de vendas recorrentes, clientes satisfeitos e promotores da marca, principalmente em virtude das estratégias de marketing de conteúdo e SEO.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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