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Com o atual excesso de informações e de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia de divulgar produtos para criar reconhecimento, conquistar clientes e concretizar vendas.

Nesse contexto, o review é uma análise crítica de algum produto ou serviço que possa ser alvo avaliação. Em resumo, o review de produtos na internet funciona como propaganda boca a boca: um consumidor conta ao outro a sua experiência com determinado artigo e recomenda, ou não, a compra.

É muito interessante oferecer campos para avaliação de produtos no seu e-commerce, sendo essa uma estratégia de marketing digital que pode ajudar a aumentar as taxas de conversão.

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, de 2017, a possibilidade de conferir as resenhas de outros compradores em lojas virtuais é a quarta razão que mais influencia a compra na internet.

Devido à importância de saber como divulgar um produto, abordaremos, neste artigo, o review de produtos e como utilizá-lo no seu e-commerce. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que utilizar o review de produtos?

Uma pesquisa com consumidores alemães foi conduzida para examinar como as avaliações online influenciam decisões de compra. A pesquisa, denominada “Importance of Online Product Reviews from a Consumer’s Perspective” mostra que as resenhas são uma fonte importante de informação para os consumidores.

Segundo os dados da pesquisa:

  • 85% dos consumidores analisaram, com frequência, avaliações de outras pessoas na internet antes de realizar uma compra;
  • 83% desses consumidores conferem tanto os comentários positivos quanto os negativos antes de decidir a compra;
  • 11% dos participantes afirmaram que uma única revisão negativa foi razão suficiente para desistirem de comprar um produto;
  • 18% afirmaram que uma única avaliação positiva já foi motivo para comprarem um produto.

Além disso, a pesquisa constatou que review de produtos são consideradas importantes para 74% dos participantes. Apenas 5% consideraram que as avaliações são pouco importantes ou não são importantes.

As respostas dos participantes também indicaram que a maioria procura reviews via “mecanismos de busca” (28%), “avaliação de consumidores”(12%), “em lojas online”(14%) ou “em outras fontes online” (35%), que incluem blogs, por exemplo.

O nível de participação nas reviews também foi alto entre os participantes:

  • 57,69% já escreveram pelo menos uma resenha ou review de produto;
  • 76,92% dessas avaliações foram positivas;
  • 10% foram negativas;
  • 12% foram neutras.

Um estudo da Dimensional Research corrobora os dados da pesquisa alemã. O levantamento concluiu que 90% dos participantes afirmaram já terem sido influenciados por comentários positivos em resenhas de produto. Da mesma forma, 86% já foram influenciados por resenhas negativas.

Diante do exposto, podemos inferir que a influência das resenhas nos consumidores é enorme. Eles confiam nessas avaliações, são guiados por elas em boa parte das suas decisões de compra e também estão muito dispostos a participar da avaliação de produtos.

Quais as vantagens do review de produtos?

A divulgação dos produtos por meio do review oferece diversas vantagens para o seu negócio. Destacamos algumas a seguir!

É uma forma de adquirir credibilidade

A grande vantagem de ter campos para review de produtos na sua loja virtual é que esse fator aumenta a credibilidade do seu e-commerce.

Ao permitir que o consumidor se expresse publicamente sobre o produto que ele adquiriu na sua loja, você está afirmando tacitamente: estou disposto a ouvir críticas e a lidar com elas de maneira transparente.

Isso é de extrema importância para o consumidor na internet. Se uma pessoa compra um produto em uma loja física e fica insatisfeita, ela sempre tem a opção de voltar lá, levar o produto e fazer a sua reclamação.

O consumidor online quer ter esses mesmos direitos. Em caso de problemas, ele quer o direito de reclamar e ser ouvido, quer o direito de devolver o produto, caso se arrependa da compra, e quer o direito de expressar a sua opinião sobre o produto.

Os campos para review, portanto, são um sinal que indica uma postura ética por parte do vendedor online.

É uma estratégia para colher dados

Você conhece as impressões dos seus clientes sobre os seus produtos? Até que ponto você sabe se eles estão satisfeitos? Quais os pontos fortes e fracos dos produtos? Quais precisam de ajustes? Essas são algumas perguntas que um e-commerce pode responder a partir da análise de review de suas mercadorias.

Em vez de coletar essas informações por meio de uma consultoria ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que poderia ser caro e mais demorado, o site pode coletar muitos dados importantes das resenhas de produtos.

Muitas vezes, clientes que tiveram problemas com a entrega, por exemplo, mas não entraram em contato via SAC, deixam um feedback sobre o assunto na avaliação do produto.

Toda crítica é uma oportunidade de melhoria. Todo elogio é publicidade. Quanto melhor você conhecer a jornada de compra dos seus clientes, melhores serão os serviços e produtos que você oferecerá.

É uma forma de divulgar o site

Uma das grandes dificuldades do e-commerce é ser encontrado pelos clientes. Com o número de lojas virtuais crescendo a cada ano, a competição é cada vez maior. Além disso, as lojas pequenas competem com as grandes, que já têm uma base de clientes estabelecida.

Nesse sentido, as reviews de produtos são uma boa estratégia porque contribuem para melhorar o ranqueamento da loja virtual em buscadores como o Google.

Os sites de busca levam em conta a presença de conteúdo gerado pelos usuários de maneira espontânea. O User Generated Content ou UGC é detectado pelos mecanismos de busca e contribui para colocar a loja virtual mais próxima das primeiras páginas nos buscadores.

Além disso, você pode divulgar boas resenhas nas redes sociais e, dessa forma, atrair mais clientes para a sua loja.

Como divulgar um produto?

A etapa de divulgação do produto merece muita atenção, já que é a partir disso que você consegue alcançar os consumidores. Nesse sentido, elaborar algumas estratégias pode ser bastante útil para anunciar seus produtos na internet e torná-los mais atrativos para a sua audiência.

Muitas lojas online oferecem avaliações de produtos por ranqueamento, resenhas textuais ou uma combinação de ambos. Cada um desses sistemas tem vantagens e desvantagens, mas influenciam diretamente na divulgação e venda dos produtos.

Antes de falarmos das estratégias para divulgar uma mercadoria, vamos falar um pouco sobre a página de vendas.

É evidente que uma boa página de vendas vai interferir na escolha do consumidor, já que ela deve ser persuasiva ao ponto de o visitante adquirir o seu produto. Por isso, é necessário veicular as informações de forma clara, responder todas as dúvidas e os problemas do seu cliente e ter uma plataforma eficiente.

Separamos, a seguir, algumas dicas e estratégias importantes que ajudarão você a ter sucesso na internet. Confira!

Promova para a audiência correta

Se você pretende atuar no mercado de e-commerce, não pode se esquecer de que a identificação do público-alvo é extremamente importante. Uma das causas do baixo número de vendas pode ser a oferta de produtos para uma audiência errada.

Uma vez que você identifica o seu público correto e conhece o perfil deles, sua missão é criar textos que gerem afinidade em quem está lendo, despertando o interesse deles pela sua oferta.

Dessa forma, você poderá direcionar melhor todos os seus esforços em marketing, com a linguagem e a originalidade voltadas exclusivamente para ele. Da mesma maneira, também poderá oferecer seu produto com mais segurança e objetividade.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes canais para gerar circulação para a sua página de vendas e promover os seus produtos. Mas lembre-se: embora exista uma variedade de redes sociais, é necessário entender que nem todas são essenciais para o seu produto. Nesse caso, o Instagram e o Facebook são as ferramentas mais comuns para a geração desse tráfego.

Cabe ressaltar que o e-mail marketing também é uma excelente estratégia de vendas. Manter contato constante com seus clientes, enviar ofertas de produtos e criar conteúdo a fim de criar relacionamento, contribui para a divulgação do seu e-commerce.

Diante disso, é importante criar conteúdos criativos, que chamam atenção para atrair novos seguidores. Afinal, não adianta nada ter um excelente produto e não divulgá-lo bem!

Crie um blog

Nem sempre para divulgar um produto é preciso ter um blog, mas é por meio desse canal que o potencial de realizar vendas fica ainda maior. Nesse caso, quem deseja elevar o alcance dos seus produtos e ainda gerar domínio no mercado da internet deve considerar fazer o uso dessa ferramenta.

O blog pode ser criado para atender as necessidades do público. Se você pretende vender produtos de beleza, por exemplo, é interessante que esse canal seja voltado para esse tema, criando conteúdos que abordem esse tipo de assunto e outros semelhantes de interesse da persona.

Contrate serviços de publicidade

Se você investir em serviços de publicidade online, certamente terá maiores chances de aumentar sua taxa de conversão e de vender seus produtos, já que, dessa forma, suas visitas aumentarão.

Essa opção de publicidade lhe poupará tempo e possibilitará o alcance de um público mais propenso a comprar seu produto, e pode ser feito a partir dos interesses dessas pessoas. Existem diversas possibilidades de anúncios online, como: Facebook Ads e Instagram Ads, Google Ads e a publicidade nativa.

Ofereça vantagens aos clientes

Promoções de lançamento, ofertas em produtos, campanhas e sorteios são alguns tipos de vantagens que auxiliam na divulgação dos produtos na internet. Essa divulgação massiva torna-se atraente para o consumidor e favorece o sucesso das vendas.

O objetivo é fazer com que um maior número de pessoas conheça seu produto de forma orgânica. Nesse caso, vale a pena abrir mão de um grande lucro em algumas épocas em troca da visibilidade e repercussão do produto.

Por fim, existem diversas formas de divulgar um produto. E para escolher a melhor opção, você deverá realizar testes, pesquisar e descobrir qual canal e estratégia lhe dará o melhor resultado e atenderá suas necessidades.

Quais são os principais tipos de review?

Como já foi dito, o review de produtos online é uma excelente maneira de divulgação orgânica das mercadorias do seu site, além de poder influenciar positivamente a jornada de compra do consumidor.

Confira os tipos mais comuns que podem ser oferecidos em sua loja virtual:

Sistema de ranqueamento

Nesse método, os clientes podem classificar produto e a experiência dentro de uma escala, como a atribuição de estrelas, por exemplo. Nesse sentido, quanto mais estrelas, significa que melhor é o produto.

Esse ranqueamento pode ser genérico ou abordar aspectos específicos, como a qualidade da mercadoria, a satisfação com o processo de entrega e atendimento, além de indicar quais as chances de recomendar a mesma compra para a outra pessoa.

Resenhas textuais

As resenhas textuais são as reviews que permitem que o cliente escreva um texto para contar sua experiência com o produto. Importante lembrar que, atualmente, os influenciadores digitais são os que mais proporcionam visibilidade nesse tipo de divulgação, sendo principais criadores de resenhas na internet que recebem uma enorme quantidade de acessos de sua audiência.

Assim, investir no chamado marketing de influência, que utiliza esses atores para divulgar produtos online, e no sampling marketing, que busca resenhas orgânicas a partir do envio de mercadorias, são excelentes estratégias.

Uma vantagem das resenhas textuais é que o consumidor pode ser específico sobre o que gostou e o que não gostou. A desvantagem é que é necessário moderar os comentários para evitar o uso de linguagem chula ou ofensas.

Faça uma análise de parâmetros preestabelecidos

Esse método consiste em um tipo de avaliação que ajuda no review de produtos. O cliente é convidado a atribuir uma nota aos parâmetros escolhidos pela loja, esses parâmetros podem incluir:

  • qualidade do produto;
  • entrega;
  • atendimento;
  • indicaria a um amigo e assim por diante.

Outra possibilidade é contratar uma empresa externa para fazer a mediação das avaliações. Dessa forma, a credibilidade das resenhas é ainda maior junto aos consumidores.

Como vimos, existem muitos motivos para incluir review de produtos no seu e-commerce e investir nessa e em outras maneiras de como divulgar um produto. A internet democratizou o acesso de informações e deu mais poder ao consumidor de compartilhar sua opinião e influenciar as decisões de compra. Assim, estar preparado para usar esse comportamento a favor do seu e-commerce é fundamental.

*Artigo publicado originalmente em abril de 2018 e atualizado em dezembro de 2018.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.