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Em alguns casos, é preciso mudar a plataforma da sua loja online, seja por fragilidade, limitação ou incompatibilidade com as necessidades da empresa. Nem sempre essa é uma tarefa simples, sobretudo quando realizada sem uma organização adequada. Isso pode gerar erros na migração de plataforma de e-commerce.

Se feita corretamente, ela pode trazer excelentes retornos para o seu negócio. Por isso, é indispensável tomar alguns cuidados para que a mudança seja favorável e não afete negativamente o desempenho do seu comércio eletrônico.

Para que você saiba mais sobre o assunto, mostraremos, neste artigo, os 7 principais erros que devem ser evitados nesse processo. Acompanhe!

Os motivos que levam as pessoas a mudarem de plataforma

Instabilidade, suporte de má qualidade, poucas funcionalidades oferecidas, integrações complexas e atualizações limitadas são alguns dos principais motivos que levam as empresas a fazerem migração de plataforma de e-commerce.

Sistemas mais avançados têm mais funcionalidades, as quais, com o tempo, são imprescindíveis para que as lojas virtuais cresçam o seu nível de vendas. Dessa forma, quando essas funções são negligenciadas, podem gerar prejuízos e uma imagem negativa para o seu comércio online.

A flexibilidade de layout também é um fator determinante para essa mudança. Apesar de, inicialmente, as lojas preferirem sistemas de menor custo e com template já pronto, com o tempo, elas demandam páginas mais específicas, que dão a capacidade de realizar outras tarefas de modo fácil e prático, sem limitações.

Se a plataforma não tiver um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), provavelmente a capacidade de crescimento ficará limitada e o trabalho operacional será maior na sua empresa.

A escolha pela migração compreende, consequentemente, as inúmeras necessidades naturais que um comércio eletrônico com mais tempo de mercado tem. Ainda que as motivações sejam diversas entre as lojas virtuais, a essência da mudança é uma só: melhorar a experiência de compra atual, seja com novas funcionalidades ou com o aprimoramento do design, por exemplo.

Portanto, uma plataforma que proporciona atualizações constantes possibilita que o seu e-commerce continue inovando, sem precisar fazer uma nova migração. Todos esses fatores melhorarão a experiência do usuário na sua loja, e isso, como resultado, gerará um maior número de conversões.

As perdas ao migrar de plataforma de maneira errada

A migração é um processo bastante complicado. Nesse sentido, é bom se lembrar de que, durante algum tempo, a quantidade de acessos da sua loja virtual pode ser afetada.

Vale a pena investir em ações de divulgação online, como o Google Ads, para compensar a queda momentânea dos resultados orgânicos. Além disso, a nova plataforma deve conduzir automaticamente o visitante para o novo endereço.

Outro ponto importante são os gastos com suporte e testes. Durante o período de migração, é natural que haja um impacto nas finanças do e-commerce. No entanto, garantir que o escopo do projeto seja compatível com o tempo e alinhar toda a equipe pode evitar gastos excessivos.

Por isso, para que uma migração seja efetiva, a plataforma deve conseguir acompanhar o crescimento da organização. Você deve planejar esse processo desde o início, para evitar grandes impactos negativos no seu negócio. E, para isso, as ferramentas do e-commerce devem ser aperfeiçoadas, assim como a experiência do usuário.

Os 7 erros cometidos ao fazer a migração

1. Não levar em conta o SEO

Migrar de plataforma é, possivelmente, um risco quando se trata de rankings nos motores de busca, devido às possibilidades de perder os resultados já obtidos com as estratégias de marketing digital adotadas.

Não levar em conta o SEO pode se tornar um erro grave, comprometendo os bons resultados do e-commerce nos sites de busca. Nesse caso, é essencial redirecionar a URL do conteúdo durante o processo de migração, investir em uma descrição otimizada e detalhada de itens, além de dividir os produtos em categorias para facilitar que o usuário encontre a sua loja.

2. Não fazer um bom planejamento

Esse talvez seja um dos erros mais comuns. Um bom planejamento compreende a definição de objetivos, de mudanças nos processos, de prazos de etapas devidamente estabelecidos, de orçamento, de metas de crescimento, entre outros fatores associados à migração.

Vale destacar que alguns pontos devem ser levados em consideração, para garantir que a expansão do seu e-commerce seja bem-sucedida. São eles:

  • verificar o registro do domínio;
  • avaliar se os certificados de segurança vão funcionar na nova plataforma;
  • guardar os registros de processos atuais da loja;
  • verificar se a migração dos dados foi feita devidamente;
  • realizar testes na plataforma.

3. Escolher uma plataforma que não ofereça suporte na migração

Optar por uma empresa que não ofereça suporte técnico integral e de qualidade na migração pode ser um problema para as lojas virtuais. Isso pode deixar o seu comércio eletrônico com dificuldades sérias e gerar custos extras.

4. Mudar drasticamente o layout

Muitas plataformas virtuais modificam o seu layout inesperadamente, o que deixa os seus clientes surpresos. Alguns deles podem não encontrar os produtos ou serviços com facilidade. Isso pode impactar a usabilidade da página e dificultar o processo de compra dos consumidores, resultando em perda de conversão.

5. Não treinar a equipe

As empresas tendem a criar resistência e negatividade às mudanças. Por isso, é essencial que você, gestor, não se esqueça de realizar treinamentos e de apresentar a plataforma com antecedência à equipe. Deixar os colaboradores familiarizados evita possíveis dúvidas e problemas.

6. Não levantar os dados históricos

Desconsiderar os dados históricos do e-commerce antigo é uma negligência bastante prejudicial para o processo de transição. Isso ocorre porque dados de navegação, tráfegos, compras, pesquisas e pagamentos precisam ser devidamente levantados para potencializar a implementação e funcionamento da nova plataforma.

7. Não fazer a correta gestão do projeto

O gerenciamento do processo de migração não pode ser negligenciado em nenhuma hipótese. Isso significa que as normas de conduta definidas no planejamento devem ser seguidas à risca para garantir a efetividade da transição entre plataformas.

Os maiores desafios enfrentados pela migração de plataforma de e-commerce

Conheça os maiores desafios enfrentados ao fazer a migração e como superá-los com eficiência.

Investir na plataforma ideal

Como existe uma grande variedade de fornecedores e soluções no mercado, fechar uma parceria que atenda às necessidades da empresa exige muito tempo e dedicação. Afinal de contas, é necessário analisar os recursos disponíveis e levantar os diferenciais e pontos fortes das plataformas mais relevantes — atitude fundamental para fazer a melhor escolha.

Analisar o suporte técnico disponível

Outro ponto da migração corresponde ao suporte técnico oferecido pela marca responsável. É preciso que o serviço funcione no formato 24 horas para atender situações de emergência, especialmente durante ofertas de final de ano que aumentam o tráfego consideravelmente, por exemplo. O suporte é realizado pela própria fornecedora ou por uma terceirizada? Considere as prioridades do seu negócio para fazer a melhor escolha.

Avaliar a disponibilidade de atualizações

Além de analisar os recursos disponíveis na plataforma, é necessário observar a frequência com que as atualizações são feitas e se novos recursos são frequentemente adicionados no sistema. Ao optar por uma solução robusta, que atualiza suas funcionalidades de forma escalável, você não terá que fazer outra migração no futuro.

Testar antes de disponibilizar ao público

Antes de liberar o novo e-commerce para os clientes, a recomendação é definir um período de destes para acompanhar a performance das novas funcionalidades da loja. Entre os detalhes que precisam ser testados são:

  • botões;
  • certificados de segurança;
  • controle de estoque e logística;
  • integração com sistemas ERP e CRM;
  • layout;
  • métodos de pagamento;
  • páginas de produto e redirecionamentos;
  • usabilidade.

Esse período de provações é importante para assegurar o desempenho da loja online, entregando máxima eficiência para quando for disponibilizada aos clientes. Ainda que tenha queda nas vendas até que tudo fique estabilizado, o período de testes traz resultados consistentes no longo prazo.

Melhores práticas para migrar de plataforma sem prejuízo

Migrar de plataforma com eficiência é o objetivo principal de todo negócio que deseja obter sucesso. Pensando nisso, reunimos as maiores dicas e recomendações para você. Confira.

Analisar os fornecedores

Você certamente já pesquisou algumas alternativas para fazer a migração, mas pode ser que ainda tenha várias opções de plataforma de e-commerce à vista. Por isso, é necessário analisar os diferenciais que cada uma pode oferecer para a sua empresa, como:

  • suporte: um fator indispensável, os atendimentos devem ser rápidos e eficientes. Nenhum lojista quer ter problemas com o site, mas quando surge a necessidade, aguardar horas ou dias para obter uma solução pode comprometer a performance comercial do negócio. Por isso, preze pela prestação imediata de suporte em situações de urgência;
  • design: em geral, as marcas fornecedoras oferecem templates. É importante analisar se algum atende a demandas da sua loja virtual. Além disso, é válido considerar a possibilidade de criar layouts personalizados para trazer identidade ao seu e-commerce;
  • integração: quais são as opções de gerenciamento suportados pela plataforma? É possível implementar um chatbot para fornecer atendimento ágil ao público? Existe um recurso para controlar pagamentos? Os dados do estoque são atualizados em tempo real? Todas as integrações que você necessita devem ser providenciadas pelo fornecedor.

Mapear a situação atual antes de migrar de plataforma

Se chegou a hora de fazer a migração da plataforma de e-commerce, então você terá de elaborar um mapa de toda a sua loja. Para isso, conte com o apoio do setor de TI para identificar o estado atual da sua loja online.

Isso significa salvar e reunir todos os dados e mídias disponíveis. Fotos e vídeos dos itens que fazem parte do catálogo devem ser compilados para subir na nova plataforma. Além disso, é preciso salvar o código fonte do site para garantir seu funcionamento adequado.

Por fim, é necessário descobrir como está a sua estratégia atual, como a pontuação do seu domínio, posicionamento de palavras-chaves e outras referências que servem de norte para favorecer o processo de migração.

Alterar o layout ou implementar um novo

O detalhe visual de um e-commerce é essencial. Por isso, a etapa de transição é ideal para mudar o design para favorecer a experiência dos usuários. Levante todas as características do layout para saber se é necessário manter algum detalhe ou repaginar tudo. Considere os seguintes aspectos:

  • observar se as páginas da loja são responsivas, alinhando-se aos diversos tipos de tela e garantindo uma boa navegabilidade tanto por smartphones e tablets quanto por laptops e computadores de mesa;
  • avaliar se o seu e-commerce tem uma aparência que se sobressai perante a concorrência, destacando-se no seu nicho de mercado;
  • compreender se é o momento de renovar conceitos e o posicionamento da empresa por meio do layout.

Migrar as funcionalidades customizadas

O próximo passo da mudança é conservar todos os recursos que fazem parte do funcionamento do site. Imagine que seu e-commerce apresenta diferenciais e relação à venda de produtos em grandes volumes com agendamento do horário de entrega. Na opção de entrega, esse recurso deverá ser acrescentado para garantir o atendimento de clientes selecionados que trabalham com revenda, por exemplo.

Implementar novas otimizações

Uma loja virtual de sucesso sempre está buscando inovações e melhorias — visto que o comportamento do cliente muda e suas demandas também. Se há alguns anos não se sentiam seguros para concluir uma compra usando um celular, hoje a realidade é contrária, pois tal dispositivo é indispensável para lidar com os afazeres do nosso dia a dia.

Por isso, é necessário monitorar o mercado para sair na frente da concorrência. Chatbots, por exemplo, já foram diferenciais e hoje são indispensáveis para favorecer a experiência do consumidor. Já o live commerce está ficando popular por conta da expectativa das promoções que são lançadas ao vivo para os espectadores.

Mudar de plataforma levando os dados

Além da estrutura do e-commerce, existem dois fatores essenciais que você deve transferir para sua nova plataforma: o conteúdo (produtos, descrições, imagens e vídeos) e os dados sobre os clientes cadastrados. Esse passo exige bastante atenção por parte da equipe para assegurar que tudo seja transferido com precisão.

Garantir a transferência das integrações

A variedade de ferramentas de TI é maior a cada dia, beneficiando as possibilidades de potencializar as vendas no e-commerce. Na etapa de migração, é preciso sincronizar a loja online com o ERP, CRM, gateways de pagamento e outras estruturas que farão o seu novo site ter excelentes resultados logo no início.

A importância de fechar parceria com uma empresa de confiança

A migração de plataforma de e-commerce envolve vários aspectos que podem afetar diretamente o seu negócio. Portanto, para evitar os erros destacados acima, é fundamental escolher uma plataforma que ofereça as melhores condições e atenda às suas necessidades no menor tempo possível.

Dessa forma, contar com um bom parceiro para auxiliar nesse processo de migração faz com que você reduza as chances de ter problemas nessa etapa tão importante para o crescimento do seu negócio online.

Por fim, é válido mencionar que os erros na migração de plataforma de e-commerce mencionados neste conteúdo podem ser facilmente evitados. Para isso, não deixe de seguir as dicas e recomendações citadas para obter um bom desempenho logo após o processo de transição.

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*Artigo publicado originalmente em agosto de 2018 e atualizado em outubro de 2022.

Rafael Augusto Carlos

Rafael Augusto Carlos

MBA em Marketing, é gerente de Experiência do Cliente da Tray Corp. No ramo de e-commerce desde 2006, atua nas relações com os públicos estratégicos da empresa, garantindo sua satisfação.