Skip to main content

Mesmo para quem já tem uma companhia estabelecida no mercado, com um bom número de vendas e um bom alcance de clientes, o mundo online é um universo cheio de oportunidades. A internet gera uma série de benefícios, tanto para organizações quanto para os usuários consumidores.

Por isso, temos visto um crescimento cada vez mais expansivo e impactante do comércio virtual, já que é um tipo de comércio que supera muitos dos desafios do modelo tradicional. Algumas das vantagens são a possibilidade de escalar as vendas, aumentar a base de consumidores e vender sem limites geográficos.

Se você deseja entender melhor como funciona o paradigma do e-commerce e entender mais sobre as vantagens da loja virtual, acompanhe!

Como o comércio online tem avançado?

O uso mais frequente da internet afetou diretamente o mercado. Criou a oportunidade de as empresas venderem também no ambiente online, de acordo com as novas regras da grande rede. Isso acompanhou uma mudança profunda no comportamento do consumidor, que conta agora com um leque maior de informações disponíveis o tempo todo antes da decisão de compra.

Por conta da mobilidade e praticidade, o comércio online se tornou uma tendência permanente. Agora, os clientes conseguem comprar o que desejam de forma mais fácil, com apenas alguns cliques. Além disso, eles encontram uma variedade maior de itens e conseguem comprar de locais distantes, sem se preocupar com limitações geográficas.

Por essa razão, é comum que muitas pessoas prefiram nem mesmo sair de casa para fazer uma compra. Isso permite que eles percam menos tempo com o deslocamento até uma loja e consigam também desfrutar das diversas opções, tanto de sites quanto de produtos.

Isso é resultado do avanço da transformação digital também no setor comercial. Empresas, para se adaptar, passam a confiar mais em inovações tecnológicas e a assumir uma cultura descentralizada e flexível. Com essa transformação, são capazes de atingir esses clientes de maneira eficiente.

Ademais, para as empresas, ficou mais fácil vender qualquer tipo de produto, mesmo os de nicho e de pouca demanda, já que a noção de estoque no comércio virtual é radicalmente diferente. Nesse sentido, observa-se o que o economista Chris Anderson chamou de fenômeno da cauda longa: produtos de nicho, específicos, que são vendidos em volumes menores, mas que juntos formam uma margem sólida de lucratividade para os vendedores.

Quais vantagens uma loja virtual pode proporcionar?

Nesta seção, vamos conhecer algumas vantagens que uma loja virtual proporciona para uma empresa já estabelecida.

1. Maior disponibilidade

Uma das grandes vantagens do comércio virtual, que é estabelecida como um diferencial para o tradicional, é a maior disponibilidade das lojas. Um site fica online durante 24 horas em 7 dias por semana e pode processar transações em qualquer momento. Assim, sua empresa consegue permanecer visível para o cliente a todo momento, e não somente em horário comercial.

No varejo tradicional, o consumidor tinha que se adaptar aos horários da loja. Agora, o consumidor escolhe e pode comprar quando quiser, sempre que surgir uma necessidade de fato. Isso, naturalmente, gera mais vendas, pois reduz uma importante limitação.

2. Baixo custo operacional

Lojas virtuais custam menos do que estabelecimentos físicos. Ademais, são mais fáceis para quem deseja começar do zero. Para abrir um e-commerce, você precisa de hospedagem, de um site e de algumas parcerias. Contudo, não precisará gerenciar estoque físico, locais, consumo de energia e água, segurança, impostos, entre outros.

Nos negócios online, a gestão consegue descentralizar o estoque ou até mesmo dividir um mesmo estoque com outras empresas. Nesse sentido, o conceito de dropshipping (gerenciamento de estoque como responsabilidade do fornecedor) oferece possibilidades. Como o acesso às mercadorias ocorre sob demanda, é mais fácil oferecer mais produtos com menos despesas associadas.

No geral, os custos operacionais geram um impacto menor, o que favorece a sustentabilidade financeira.

3. Aumento do alcance

Na internet, o alcance é ilimitado. Pessoas de todo o mundo acessam a rede e podem se deparar com o site de um e-commerce. Não há limitação geográfica, nem dependência de uma boa localização. Por isso, é possível chegar a mais pessoas e expandir o negócio com os clientes certos, independentemente de onde estejam.

A companhia ainda consegue facilmente divulgar sua loja em diferentes canais da internet: em e-mails, em redes sociais e em anúncios veiculados em diversas páginas.

4. Melhores relatórios

Outra característica vantajosa do comércio online é a facilidade de mensurar tudo, inclusive com relatórios completos acerca do que é medido. Cada ação traz uma série de feedbacks que podem ser avaliados para as novas ações.

Cada companhia é capaz de analisar os resultados de acesso, de compras, de abandono de carrinho, de conversão, de visualizações etc. O gestor consegue analisar dados específicos de cada produto, assim como dados gerais de todo site. Com a visibilidade desses relatórios, é possível tomar decisões de modo a otimizar os resultados.

Nesse sentido, existe também a possibilidade de colocar testes no ar e verificar o desempenho de cada mudança. Por exemplo, é viável mudar a interface e verificar se essa alteração gera melhorias na experiência do usuário.

5. Fidelização dos clientes

Em suma, investir em lojas virtuais é o caminho mais curto para fidelizar os clientes ainda mais. Com esse modelo de comércio, a organização é capaz de desenhar uma experiência personalizada, agradável, que faça o consumidor continuar comprando.

Nesse universo, as possibilidades para melhoria da experiência são inúmeras: preços mais baixos, flexibilidade de entrega, variedade de opções de pagamento, uma jornada que respeita a autonomia de cada usuário e outros. Ou seja, há mais ferramentas para se adaptar às vontades do consumidor, de forma a suprir suas necessidades com eficiência.

6. Escalabilidade

Conforme vimos, a gestão do estoque em um e-commerce é flexível. Assim, as empresas são capazes de aumentar suas bases de produtos e expandir a marca para outras áreas. Essa escalabilidade gera aumento de vendas e de clientes, de diferentes contextos.

Como levar sua loja para o virtual pode otimizar os resultados?

E-commerces permitem aumentar as vendas consideravelmente, como vimos, por conta da disponibilidade e dos custos menores. Essa flexibilidade se converte em valor para os consumidores, que se tornam fiéis e ajudam a disseminar a marca a fim de expandir a base de compradores.

Ademais, uma loja virtual pode se tornar um complemento à sua loja física, de maneira integrada e otimizada. Dessa forma, é viável vender em mais canais, no online e no offline, com um impulsionamento dos números e um retorno maior.

Entender as vantagens da loja virtual é um passo importante para todo gestor e dono de negócio. Com essas informações, o líder é capaz de analisar a possibilidade de investir no online para se adaptar ao cenário mundial.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.