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Existem vários tipos de plataforma de e-commerce no mercado, e escolher o modelo mais adequado às necessidades da sua loja virtual é imprescindível para garantir uma alta performance.

A plataforma vai oferecer ferramentas que vão do gerenciamento de pedidos e estoque até a integração com formas de pagamento e tabelas de frete de transportadoras. São tarefas que ficariam por conta do lojista, de forma totalmente avulsa, demandando profissionais e empresas parceiras, o que acarretaria altos custos e muito tempo para colocar a loja no ar.

Todas essas funcionalidades básicas que a plataforma de e-commerce disponibiliza impactam pontos fundamentais de um comércio eletrônico, como aumento de conversão. Quer saber mais sobre as plataformas e conferir os principais tipos de e-commerce disponíveis no mercado? Continue acompanhando e aproveite!


O que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é, sem dúvida alguma, uma das principais peças de uma loja online. Estamos falando do sistema que possibilita criar a loja virtual e ainda gerenciá-la, fazendo o cadastro de produtos, modificando preços e estoques, além de outras atividades que fazem parte da rotina de um comércio na internet.

Existem inúmeras plataformas de e-commerce no mercado, atendendo às mais variadas necessidades do lojista. Algumas características a serem consideradas na escolha são:

  • layouts personalizados;
  • interface para gerenciamento de sistemas integráveis, como ERP, CRM e WMS;
  • integração com o Google Analytics, para análise dos indicadores de desempenho.

Por que usar uma plataforma de e-commerce?

Clientes só farão compras recorrentes em uma loja virtual se tiverem uma boa experiência, seja pelo computador ou por algum dispositivo móvel. Uma plataforma de qualidade é fundamental para que esse objetivo seja alcançado, visto que ela pode ser configurada de modo a atender e dar suporte ao consumidor com qualidade.

Apesar de existir a opção de construir uma loja virtual do zero, optar por esse caminho pode ser bastante caro e custoso. Com uma plataforma de e-commerce, ganha-se tempo, e os custos podem ser menores, sendo, portanto, mais benéfico do que contratar uma empresa ou desenvolvedor para criar uma aplicação.

Outro fator importante de mencionar é o volume de visitas que a loja virtual pode suportar. Contratando uma plataforma de e-commerce robusta, o seu desempenho não será prejudicado em períodos de pico nos acessos ao site, como Natal, Dia das Mães e Black Friday.

Garantia de segurança

A segurança é uma das principais objeções das pessoas na hora de comprar pela internet. Felizmente, em virtude de tecnologias que auxiliam na proteção e segurança dos dados dos consumidores, essa resistência está diminuindo.

Dentre os mecanismos usados para esse fim, podemos citar o certificado SSL (Security Socket Layer), que assegura a privacidade na comunicação entre as partes envolvidas, evitando a participação de terceiros. Basicamente, seu intuito é criptografar a troca de dados entre um servidor e um navegador na internet.

Dessa maneira, informações confidenciais dos consumidores, como e-mails e senhas, não correm o risco de ser acessadas por criminosos da rede. Para garantir a segurança na compra em uma loja virtual, além de criptografar os dados, o SSL faz a autenticação do site, o que evita que os visitantes acessem uma página que não corresponde à da loja online.

Para atestar que o certificado foi inserido corretamente, é preciso que o prefixo no endereço do site seja “https”, em vez de “http”, além de possuir o selo de segurança e o ícone de cadeado do lado esquerdo do endereço do site.

Simplicidade de uso

Ter uma plataforma de e-commerce torna o uso mais simples não só para o consumidor, mas também para o lojista. Ao acessar as informações sobre vendas e acessos de usuários e gerenciar pedidos, é importante lidar com uma interface enxuta e intuitiva, que torne o trabalho mais ágil e eficiente.

Tomando como exemplo a área de estoque, o uso de uma plataforma com integrações abertas faz com que a loja se comunique com o software específico do estoque, de modo a atualizar as quantidades de produtos e informar ao lojista quando será preciso contatar o fornecedor para fazer a reposição dos itens.

O que considerar na hora de escolher uma plataforma?

Dentre as muitas plataformas disponíveis no mercado, existem aquelas que atendem mais e menos às necessidades do lojista. Por isso, pesquisar e conhecer as particularidades de cada uma é fundamental, de modo a evitar problemas como o “barato que sai caro”. Acompanhe as subseções a seguir e entenda melhor os principais pontos a serem considerados.

Bom layout

Quando a interface para o usuário é simples e enxuta e tem um visual agradável, ele não só encontra os produtos que deseja com facilidade, como também encontra os canais de venda da loja virtual. Em outras palavras, o layout do site deve ter uma localização bem pensada dos links que levam o visitante, por exemplo, para a página do Facebook ou uma conversa no WhatsApp Business.

Possibilidade de integrações

Uma plataforma de e-commerce com API pública é capaz de se integrar, por exemplo, com marketplaces e sistemas de gestão. Isso é fundamental para o negócio, pois facilita rotinas diárias, como atendimento ao público, acompanhamento de indicadores e controle de vendas.

Outra característica crucial de uma plataforma integrável é que ela permite centralizar os dados dos consumidores, agilizando o atendimento e melhorando a experiência com o site — principalmente quando se adota a estratégia omnichannel.

Adaptabilidade às necessidades

Antes de adquirir uma plataforma, é fundamental saber se ela vai ao encontro das necessidades do negócio. Não adianta contratar uma solução relativamente barata se, mais na frente, for necessário migrar para um novo ambiente, pelo fato de essa solução não ser adequada para um pico de visitas ao site, por exemplo.

Dito isso, é preferível contratar uma única solução por um preço mais alto, mas que permita customizações e integrações, suporte um grande número de acessos simultâneos e seja escalável.

Bom suporte

O suporte é outro ponto que não deve ser negligenciado, pois é possível que o lojista tenha problemas com a plataforma, como instabilidade ou necessidade de atualizações. Nesse sentido, é preciso estar atento às condições de suporte oferecidas pela empresa dona da solução. Afinal, muitas dúvidas podem surgir quando a operação da loja virtual estiver em funcionamento. Alguns pontos a serem considerados são:

  • quantidade de horas do suporte;
  • os canais por que esse suporte será realizado (e-mail, telefone, sistema de chamados, entre outros);
  • frequência com que o backup de dados da loja virtual é realizado.

Qual é a importância de escolher o tipo adequado de plataforma para o negócio?

A plataforma de e-commerce pode, como vimos, ser resumida como o sistema responsável pela criação e pela gestão de um e-commerce. Isso significa que ela permite executar tarefas rotineiras, como o controle de estoque, cadastro de produtos, realização de promoções, definição de preços e muitos outros processos ligados a uma loja virtual.

É, portanto, uma das primeiras decisões que o gestor deve tomar, sendo essencial para o futuro do negócio. Por isso, é preciso escolher o tipo mais adequado para suas necessidades. Entre alguns requisitos que a plataforma deve apresentar, estão:

  • oferecer relatórios;
  • proteger os dados pessoais dos clientes;
  • conter ferramentas que permitam a integração com outros sistemas (como o cálculo do frete).

Com tantas opções disponíveis no mercado hoje em dia, é bem comum que se tenha um pouco de dificuldade no momento de se decidir pela melhor plataforma. Por isso, confira uma lista com os principais aspectos que você deve avaliar ao fazer a escolha:

  • custos totais;
  • segurança;
  • suporte;
  • capacidade do servidor (fundamental para dar conta de picos de acesso);
  • escalabilidade;
  • responsividade.

Quais são os principais tipos de plataforma?

Confira, a seguir, os principais tipos de plataforma para e-commerce!

1. Open source

As plataformas open source são as que contam com código aberto, ou seja, que pode ser modificado por qualquer pessoa sem necessidade de alteração. Elas possibilitam uma personalização maior (no layout, por exemplo).

Apesar do alto grau de customização e da facilidade no acesso ao código-fonte, há alguns pontos que devem ser ressaltados. Em algumas dessas plataformas, pode ser bem complicado implementar novas funcionalidades, sem contar que o lojista precisa ter total responsabilidade por todo o processo de implementação e manutenção.

Essas plataformas são muito usadas por e-commerces que estão iniciando sua operação. Uma das principais razões pelas quais elas se tornaram bastante populares é o fato de serem baseadas em códigos abertos e, muitas vezes, gratuitos.

Embora seja eliminado o custo de aquisição, isso não significa que não haverá gastos durante a implantação. Afinal, é preciso contar com o auxílio de uma equipe de desenvolvimento que personalize a plataforma com base nas necessidades do comércio eletrônico. Além disso, o negócio também vai ter de dar conta dos gastos com a hospedagem do sistema.

Logo, embora pareça atrativa e mais barata, as despesas com implementação e manutenção podem fazer tudo ficar mais caro do que o esperado. Ainda, há dois contras que devem balancear a sua escolha:

  • ausência de suporte, já que os desenvolvedores não ficam responsáveis por problemas que podem acontecer e nem oferecem atualizações para correção de falhas, deixando tudo sob responsabilidade da equipe de TI da loja virtual;
  • risco de comprometimento da segurança e de invasão, uma vez que os códigos são disponibilizados para o público.

2. Proprietária

Apesar de ser pouco comum, alguns empreendedores optam por desenvolver a sua própria plataforma de e-commerce. Para tanto, é necessário ter uma equipe técnica interna, que vai ser responsável pela programação do ambiente virtual do e-commerce tanto nos aspectos do front-end quanto do back-end.

O grande benefício dessa opção é o alto grau de personalização: o sistema vai ser criado para atender às reais necessidades do negócio. Além disso, consegue-se ter um bom controle do processo de atualização das funcionalidades e de manutenção da ferramenta.

Apesar dessas vantagens, esse é um projeto complexo, que exige bastante investimento e tempo, além de um time interno altamente especializado no desenvolvimento desse tipo de aplicação. Outro ponto é que questões como a garantia de estabilidade até em momentos de picos de acessos e a escolha do servidor a ser usado também ficam por conta do comércio eletrônico.

Assim, apesar da liberdade e da autonomia que essa opção oferece, os seus gastos extremamente altos e a falta de um suporte externo fazem com que seja uma alternativa pouco vantajosa para a maior parte dos e-commerces.

3. SaaS

Esse é um dos tipos de plataforma de lojas virtuais mais usados. No modelo SaaS, o sistema fica totalmente disponibilizado na nuvem, e o gestor pode ter acesso a ele de qualquer lugar em que esteja e a qualquer hora que desejar (desde que use um dispositivo com conexão à internet).

Nesse caso, uma ferramenta personalizável é desenvolvida, sendo comercializada com base no pagamento de prestações. Em alguns casos, também há a cobrança de uma taxa de participação sobre as vendas. Entre as vantagens que ela proporciona, podemos destacar:

  • atualizações constantes;
  • alta performance;
  • várias possibilidades de integração e de customização;
  • menor tempo de implantação.

Na plataforma SaaS, a responsabilidade sobre questões técnicas é toda da empresa contratada, que disponibiliza uma equipe para soluções de problemas e suporte. Ao contratar esse tipo de plataforma, você permite que a tecnologia fique totalmente sob responsabilidade de pessoas que pensam sempre em melhorias.

Ainda assim, alguns processos ocorrem com bastante autonomia para o lojista. Se há a necessidade de mudar um layout ou de cadastrar um produto, por exemplo, isso é feito de forma direta e bastante simples, sem precisar passar por um desenvolvedor.

Também é importante mencionar que a qualidade oferecida por essa plataforma não ficará limitada ao curto prazo, compensando o investimento a médio e longo prazo. Afinal, ao escolher uma plataforma, é fundamental ter certeza de que ela vai atender às suas expectativas não só no início, mas também quando o negócio evoluir e necessitar de coisas novas. A plataforma SaaS é, sem dúvidas, a melhor alternativa para grandes operações.

Como contratar uma boa plataforma de e-commerce?

Fazendo uma síntese do que apresentamos no texto, uma boa plataforma deve possuir API de integração pública e escalabilidade tanto de acessos como no volume de operações. Dessa forma, a empresa que contratar a solução não precisará migrar de ambiente no futuro, o que ajuda o site a se manter operacional de forma contínua.

A plataforma da Tray Corp tem as características citadas e várias outras, para fazer um e-commerce ter lucratividade e sucesso. Dentre os principais destaques da nossa solução, podemos citar:

  • integração com marketplaces conhecidos do mercado, como Casas Bahia e Mercado Livre;
  • API pública, que permite integração com sistemas de frete, pagamento, ERP, CRM e outros;
  • omnichannel, para atender os clientes de forma ágil e personalizada;
  • função de recompra automática, que pode ser usada em modelos de negócios como o clube de assinatura;
  • suporte durante toda a implantação e operação da plataforma, além de um serviço de consultoria fornecido por profissionais capacitados.

Conhecer os tipos de plataforma de e-commerce é fundamental para ter maior embasamento no momento de escolher a melhor opção para a sua loja virtual. Devido ao fato de muitas rotinas do comércio eletrônico dependerem desse recurso, tome bastante cuidado e tenha atenção para optar por uma ferramenta que ajude sua empresa a atingir excelentes resultados e crescer ao longo do tempo.


Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.