As datas comemorativas são períodos em que o faturamento das empresas cresce consideravelmente. Um exemplo disso é o Natal, que, somente no ano de 2017, teve um aumento de 13% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2016.
E não é só em épocas tradicionais que as vendas podem aumentar exponencialmente. Datas especiais de nichos de mercado também podem representar esse crescimento.
Se preparar (e bem) para esses períodos curtos, mas muito lucrativos, é fundamental para que seu e-commerce — seja ele B2C ou B2B — tenha sucesso.
Pensando nisso, preparamos 7 dicas que ajudarão você a organizar o seu negócio para as vendas sazonais e não decepcionar os consumidores. Confira!
Estruture a logística
A logística pode ser um fator determinante para os resultados do seu e-commerce, por isso é essencial se planejar adequadamente.
As lojas virtuais trouxeram comodidade e segurança para os consumidores, mas também geraram um pouco de ansiedade. Afinal, eles precisam aguardar alguns dias (ou meses) para receber o produto.
Em relação ao preço,pode ser mais interessante fazer uma compra online. Isso porque nos estabelecimentos físicos as mercadorias podem ser mais caras, em decorrência do alto custo das operações. No entanto, a espera pela entrega do produto não é um fator que agrada os consumidores.
Por isso, é importante garantir que toda a operação logística esteja em pleno funcionamento e atenda o consumidor dentro do período máximo de entrega. Caso contrário, isso poderá gerar insatisfação com a sua marca.
E não é só com os prazos que se deve ter cuidado, mas com o estoque também. Imagine que seu e-commerce tem os melhores preços, mas, por algum motivo, o produto vendido não está disponível? Esse é o tipo de transtorno que você deve evitar.
E como saber se o estoque deve aumentar ou não? Confira o número de vendas sazonais das datas do mesmo período e acompanhe as notícias sobre o mercado de atuação.
Tenha uma equipe preparada
Após entender a importância de estruturar a logística do seu e-commerce, devemos discutir sobre a relevância de formar uma equipe preparada para essas datas. Pois, mesmo com o auxílio da tecnologia para as questões logísticas, profissionais qualificados são essenciais para dar mais propriedade à sua loja virtual.
Algumas áreas ficam muito sobrecarregados por causa das vendas sazonais, como o setor de atendimento. Uma dica é disponibilizar canais e pessoas para atender as dúvidas e críticas dos consumidores. Um bom atendimento pode ser determinante para fidelização e atração de mais clientes para a sua empresa.
Além da assistência, é fundamental contar com profissionais capacitados para cuidar da sua plataforma, já que o tráfego será maior do que de costume.
Otimize a plataforma para as vendas sazonais
A plataforma é a base de toda operação do seu e-commerce, pois é lá que os produtos são expostos, os consumidores efetuam os pagamentos e os dados são preenchidos para o recebimento da mercadoria.
Procure garantir que a sua loja virtual fique o máximo de tempo online. Para isso, procure uma hospedagem robusta para receber um alto volume de tráfego nessas datas.
Uma dica importante é personalizar toda as páginas com o tema da data sazonal — usar enfeites específicos no Natal, por exemplo. Essa ambientação deixará bem claro para o consumidor que ele encontrará promoções e condições especiais nesse período.
Realize promoções antes de finalizar os eventos
É natural que as vendas comecem a cair quando o período das promoções já está perto do fim. Uma maneira de contornar essa situação é realizar promoções antes mesmo de finalizar o evento. Com isso, descontos maiores poderão liquidar o estoque que foi preparado para essas datas.
E não é só no final das campanhas que você pode oferecer novas condições para os consumidores. Uma opção é começar as promoções antes da data especial.
Está se tornando comum alguns e-commerces iniciarem os descontos uma semana antes da Black Friday, por exemplo. Nomes como “esquenta” e “preparação para a Black Friday” são alguns eventos especiais que podem ser bem lucrativos para o seu negócio.
Vale a pena ressaltar que os passos mencionados anteriormente devem ser ainda mais estruturados para realizar promoções antes das datas comemorativas.
Utilize as redes sociais
As redes sociais são excelentes canais de divulgação. Por isso, planeje bem quais ações serão feitas nessas mídias para que, quando chegar o grande dia, seus consumidores já estejam preparados.
Conhecendo bem a sua audiência, você poderá focar nas redes sociais que ela mais utiliza. E lembre-se: cada mídia social tem sua própria linguagem e forma de publicar os conteúdos.
Reforçar o atendimento nesses canais também é uma opção muito recomendada, já que os consumidores utilizam essas plataformas para se informar sobre possíveis promoções.
Invista em links patrocinados
Além das redes sociais, os consumidores recorrem aos buscadores para se informarem mais sobre os produtos e, consequentemente, decidirem em qual empresa comprar.
Os links patrocinados oferecem a possibilidade de se destacar perante os concorrentes. Por meio da pesquisa das palavras-chave mais utilizadas nas datas comemorativas, é possível realizar campanhas em torno desses termos.
O Google AdWords, plataforma de publicidade do Google, é uma excelente ferramenta para criar os links patrocinados. Isso se deve ao grande banco de dados que a empresa tem, possibilitando que seja feita uma segmentação precisa do seu público-alvo.
Envie e-mail marketing
O e-mail ainda é um excelente canal para informar os consumidores sobre futuras promoções.
Por meio dele, é possível divulgar ofertas antes mesmo da data comemorativa e enviar avisos regulares sobre o que o consumidor poderá encontrar quando o período finalmente chegar.
Utilizar estratégias de marketing digital para gerar leads também é fundamental para criar uma base de clientes qualificados e aumentar suas vendas. Antes mesmo dos períodos festivos é interessante utilizar pop-ups para capturar e-mails de possíveis compradores.
Alguns passos podem determinar como será o desempenho do seu e-commerce diante das vendas sazonais. Mas em todos os processos é necessário um bom planejamento para prevenir possíveis frustrações.