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Talvez você já tenha ouvido falar sobre growth hacking para e-commerce, mas não saiba ao certo como ele pode ser benéfico para o seu negócio. Afinal, esse é um conceito que, quando surgiu, se manteve muito relacionado às startups de tecnologia. Mas essa mentalidade se expandiu para vários outros setores que procuram oportunidades que fogem das técnicas tradicionais de marketing.

No entanto, o que o seu comércio eletrônico pode ganhar com estratégias desse método em ação? A resposta é: um crescimento escalável e ligeiro por meio do aumento de receita e de conversão. Estamos falando de bastante criatividade, aprendizado e análises.

Quer saber mais sobre o growth hacking e como ele pode ser implementado no seu negócio? Então, continue acompanhando e confira mais detalhes para impulsionar a sua loja e alcançar um crescimento exponencial. Boa leitura!

O que é Growth Hacking?

Para que possamos entender esse conceito, podemos, antes de tudo, compreender a tradução das duas palavras. “Growth” tem o significado de aumento, expansão ou crescimento, enquanto “hack” significa atalho, cortar caminho ou brecha.

Ou seja, podemos dizer que o growth hacking se refere a um método que é utilizado para buscar brechas que encurtem ou acelerem o caminho para o crescimento e o sucesso de um negócio.

Logo, o growth hacking é uma estratégia que tem como foco o rápido aumento do número de usuários e das vendas de um serviço, um produto ou, até mesmo, da loja virtual por meio do uso criativo de recursos da internet somado à tática de custo baixo.

Como esse método pode beneficiar comércios eletrônicos?

Se você está buscando atrair mais clientes para o seu negócio, certamente vai precisar estudar as preferências e o comportamento dos consumidores. Assim, poderá testar táticas que possam fazer com que a sua meta seja alcançada de maneira mais rápida e eficiente.

É por isso que o growth hacking será útil para o seu comércio, uma vez que ele é tanto uma metodologia quanto uma mentalidade que tem o objetivo de reunir as habilidades experimentais e analíticas para desenvolver estratégias infalíveis e produtivas de marketing.

Os principais objetivos desse método são: aumentar conversões, atrair mais clientes, gerar mais vendas e conquistar mais indicações para o e-commerce. Para ficar mais claro, veja a seguir alguns dos benefícios que o growth hacking oferece.

Identificação de oportunidades

O principal objetivo do growth hacking é fazer alterações nas estratégias de marketing de uma forma inteligente. Por isso, ele não é baseado em “achismo”, mas sim em dados e informações que mostram tendências de mercado e do próprio consumidor, para entender quais são as demandas do momento.

Fazendo um comparativo com as ofertas da empresa, é possível criar maiores oportunidades. Afinal, essa mentalidade envolve muita criatividade para pensar fora da caixa e encontrar as brechas que vão possibilitar atender as expectativas do consumidor de uma forma diferenciada.

Ações mais focadas

Como explicamos no tópico anterior, para aplicar o growth hacking os especialistas se baseiam em dados reais, indicadores, métricas e pesquisas, materiais que servirão como base para fazer as alterações nas estratégias e direcionar da melhor maneira as próximas ações.

É por isso que elas se tornam muito mais focadas. Não desperdiçamos recursos, tempo ou energia “dando tiros no escuro”, digamos assim. Na verdade, sabemos exatamente aquilo que precisamos melhorar e o que pode trazer os resultados esperados, assim, direcionamos os esforços com um foco maior.

Diminuição de despesas desnecessárias

Uma vez que growth hacking permite saber para onde estamos indo, por que estamos indo para lá e de que maneira vamos chegar ao nosso destino, outro dos seus grandes benefícios é a diminuição das despesas desnecessárias, evitando os desperdícios e os investimentos naquilo que não vai trazer os retornos desejados.

Redução do custo para a retenção e fidelização de clientes

Nem sempre o presente mais caro é o que deixa a pessoa mais feliz. Essa lógica também pode ser aplicada nas estratégias de retenção e fidelização de clientes. Nem sempre são necessárias grandes manobras e altos investimentos para manter essas pessoas por perto.

Com o growth hacking conseguimos ter uma visão muito mais clara das preferências do consumidor, daquilo que de fato funciona com cada tipo de público. Ou seja, passamos a conhecer muito mais essas pessoas e compreendemos as expectativas que elas têm.

Essa informação aliada à criatividade e ao foco maior nos objetivos pretendidos contribui para reduzirmos o custo da retenção dos clientes. Logo, não é preciso investir demais para que eles continuem com a sua empresa se você adotar ações e estratégias que sejam atrativas e promovam satisfação.

Mais competitividade

Você já percebeu que os melhores anúncios publicitários são os mais simples, porém, com alto grau de criatividade? Essas criações conseguem transmitir a mensagem para o consumidor com clareza e eficiência sem precisar de recursos exagerados ou apelativos. A simplicidade faz toda a diferença quando a ideia é criativa.

Não podemos esquecer que o público de um modo geral é bombardeado com informações o tempo todo. A invasividade muitas vezes é grande e, para conseguir chamar a atenção dessas das pessoas, é preciso sair do senso comum. O seu negócio não pode ser apenas mais do mesmo.

Aplicando as estratégias de growth hacking você vai justamente descobrir onde estão as lacunas, o que o público espera ver, aquilo que faz mais sentido para ele, o que chama sua atenção, o que desperta o interesse. Assim, conseguirá entregar algo com mais valor, o seu negócio se tornará muito mais competitivo porque desenvolverá um diferencial.

Por onde começar uma estratégia de growth hacking?

Todo e qualquer investimento que você pretende fazer no seu e-commerce precisa ter um objetivo. Não podemos começar a praticar determinadas ações e adotar métodos ou técnicas de forma aleatória. É preciso entender aquilo que se deseja alcançar para descobrir quais são as melhores práticas para chegar lá.

Na hora de aplicar essa mentalidade no seu e-commerce, você precisa ter muito claro por que está fazendo isso. Considere que um negócio digital conta com diversos pilares que garantem o seu funcionamento e operações, sendo assim, antes de começar, é preciso estabelecer quais mudanças queremos promover.

Outro detalhe importante é entender que nem sempre haverá uma transformação radical e repentina no seu negócio. Na maioria das vezes são feitas pequenas melhorias que, em conjunto, causam um grande impacto. Por isso, você poderá precisar trabalhar diferentes aspectos.

Está ficando complicado? Veja a seguir por onde você pode começar uma estratégia de growth hacking no seu e-commerce e também as diferentes etapas que vão compor o funil dessa estratégia.

Identifique o problema

Como dito, muitas vezes pode ser preciso fazer diversas melhorias no negócio para que ele alcance os resultados esperados, mas é preciso ir por partes. Então, faça uma análise minuciosa em seus processos internos para identificar as prioridades, aquilo que precisa ser trabalhado agora. O primeiro passo é estabelecer o problema que precisamos resolver.

Trace um objetivo

Agora que já sabemos aquilo que precisa ser melhorado, vamos ajustar o foco da nossa estratégia de growth hacking traçando um objetivo para ela. Verifique o que você tem agora e estabeleça uma meta a ser alcançada. Isso é importante para ter uma visualização do caminho que precisa ser percorrido.

Levante hipóteses de solução

Chegou o momento de trabalhar com as ideias. Se já sabemos onde queremos chegar, agora é preciso definir como chegaremos lá. Reúna diversas hipóteses, escute os pensamentos de outros profissionais, colete as opiniões e impressões da sua equipe. Assim você terá diversos pontos de vista e formas de raciocinar para acumular opções.

Em seguida, é preciso começar um processo de seleção para definir quais são aquelas que têm maiores chances de trazer bons resultados, depois, peneirar cada vez mais até restar aquela ideia que parece ser a mais promissora.

Faça experimentos

Testes do tipo AB são bastante úteis para começar os experimentos e descobrir se a hipótese selecionada traz de fato um bom retorno. É hora de testar as soluções selecionadas e avaliar se elas conseguem entregar os resultados que se pretende alcançar.

Analise resultados e faça ajustes

A etapa de análise é muito importante para que você possa concretizar o seu processo de growth hacking. Isso porque precisamos conferir na prática se aquela solução foi eficiente, e o monitoramento é indispensável para você verificar se o seu experimento está funcionando.

Acompanhar o desempenho é muito importante para que você possa voltar às ideias se as coisas não estiverem indo muito bem. Por isso, as demais hipóteses que foram levantadas não podem ser completamente descartadas, já que muitas vezes é preciso retornar ao planejamento e fazer um novo experimento.

Sendo assim, os ajustes também são uma parte importante da estratégia de growth hacking. Tenha em mente que nem sempre uma ideia vai funcionar logo de primeira, é preciso entender quando os resultados não estão sendo bons, reconhecer que isso está acontecendo e ter sabedoria para recomeçar.

Essa análise também vai contribuir para o aprendizado. Você terá novos materiais para entender aquilo que funciona ou não, assim, os ajustes também serão feitos com um foco melhor, realizando mudanças exatamente naquilo que deve ser aprimorado.

Quais são as melhores dicas para colocar o plano em ação?

Agora que você já entendeu o que é o growth hacking e qual é o de partida para implementar em seu e-commerce, veja algumas dicas para colocar esse plano em ação.

Remarketing dinâmico com lance segmentado

Você provavelmente deve saber algo sobre o remarketing dinâmico, já que deve ter ouvido muito sobre ele em sua estratégia de marketing digital, certo? No entanto, podem existir otimizações para aumentar os seus resultados por lá.

Um grande erro que alguns profissionais de e-commerce cometem em suas campanhas de links patrocinados é não segmentar os lances das campanhas desse tipo.

Se esse for o seu caso, é importante prestar mais atenção nisso a partir de agora.

O seu funil de remarketing conta com vários tipos de consumidores, desde aqueles que se conectaram à sua home até aqueles que chegaram a colocar um produto no carrinho, mas não finalizaram a compra. Então, atribuir o mesmo valor de lance para esses dois perfis de consumidores é a mesma coisa que afirmar que eles apresentam a mesma chance de se tornar clientes — o que pode ser um equívoco.

Portanto, lembre-se de que segmentar as listas por nível de profundidade do funil de compra é indispensável para o sucesso do seu e-commerce. Dessa forma, quanto mais próximo da conversão o consumidor deixar a sua página, mais ele verá os seus anúncios e você economizará com os usuários que ainda se encontram no topo do funil de conversão.

Anúncios dinâmicos na rede de pesquisa

Ainda sobre os links patrocinados, não se pode deixar de lado uma estratégia relevante que é a DSA (Dynamic Search Ads). Os anúncios dinâmicos oferecem diversas vantagens para o seu e-commerce, mas o principal motivo de usá-los é que, quando estamos falando de um grande número de produtos na loja, não há analista que consiga manter os anúncios ativos e atualizados para todos os produtos.

Seria impossível, por exemplo, manter mais de 50 mil anúncios com o link direto para a mercadoria e ainda com o título que carregue o mesmo nome da página, não é mesmo? Pois então, é exatamente isso que os anúncios dinâmicos fazem.

Utilizando uma campanha DSA, a sua loja se manterá atualizada nas pesquisas feitas por seus produtos dentro do Google. Além disso, saiba que você não vai precisar incluir palavras-chave para tornar os anúncios ativos nas buscas. Afinal, a campanha fará essa tarefa de maneira proativa com base nas suas URLs e nos títulos de suas páginas.

Chatbots para o otimizar o primeiro atendimento

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre inteligência artificial. Essa tecnologia e os chatbots fazem parte das tendências que prometem fazer uma grande mudança no mundo nos próximos anos.

Essas ferramentas conseguem entender os processos e otimizar o atendimento ao cliente com o passar do tempo por meio de machine learning.

Os chatbots, por exemplo, são capazes de entregar o que os clientes precisam em sua loja com extrema agilidade. Sem contar que já existem métodos de pagamentos que são integradas a esses tipos de aplicações para fazer o checkout sem precisar sair do chat.

Os aplicativos de mensagens são grandes tendências para os próximos anos, e os chatbots provavelmente se tornarão a ferramenta pela qual as pessoas vão acessar produtos, serviços e encontrar informações relevantes.

Automação de marketing com foco no funil de vendas

Nos dias de hoje, automação é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce — e agora o inbound trouxe essa tática para o marketing. Geralmente, as empresas que utilizam esse tipo de estratégia desejam gerar leads.

Utilizar essa técnica em seu e-commerce pode tornar o seu negócio bastante competitivo, até porque um dos maiores motivos que impedem a compra de um produto em e-commerce é a falta de informações sobre ele dentro da loja.

Mas, é claro que, mesmo sem investir em uma estratégia de inbound, utilizar uma ferramenta de automação pode aumentar significativamente as suas conversões.

Há muitas opções disponíveis no mercado, algumas até podem ser conectadas com o seu CRM. Então, vale muito a pena buscar tais ferramentas, pois assim você poderá automatizar o envio de e-mails aos consumidores e segmentar o conteúdo de acordo com o seu funil de vendas.

Lembre-se de que, apesar de tantas dicas relevantes, cada empreendimento é único e vai precisar de soluções personalizadas.

A base do growth hacking para e-commerce é unir a análise de dados com estratégias de marketing e muita inovação. Então, conheça bem os seus clientes, faça uma análise completa dos números do seu negócio para descobrir o comportamento dos usuários e invista em boas soluções para atingir o seu público. Com essas estratégias, o seu e-commerce vai garantir excelentes resultados e criar um diferencial competitivo no mercado.

Com essas estratégias, o seu e-commerce vai garantir excelentes resultados e criar um diferencial competitivo no mercado explorando o growth hacking. A análise constante de oportunidades de melhoria é fundamental para alcançar melhores resultados no mercado virtual. Assim, saber quais são as forças e fraquezas do seu empreendimento é essencial.

Gostou de conhecer mais essa estratégia de crescimento? Então, entre em contato com a equipe da Tray Corp e veja como podemos ajudar você a colocar tudo isso em prática!

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.