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Com a Black Friday assumindo o posto de principal data comemorativa do varejo online, muitos lojistas têm sofrido com baixas vendas de Natal. Isso porque muitos dos pedidos que aconteciam normalmente em dezembro foram antecipados para a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.

A boa notícia é que a festividade natalina ainda apresenta grande apelo e é possível conseguir bons resultados nessa data. Para ajudar você nisso, separamos algumas dicas de como ter um Natal mais lucrativo no seu e-commerce. Confira!


Qual é a importância de uma estratégia de vendas de Natal?

Em 2020, as vendas de Natal cresceram 154% durante a semana que antecedia a data, segundo levantamento da Mastercard SpendingPulse. Em um período marcado principalmente pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o segmento viu um aumento não só no número de clientes como também de valores gastos.

Esse precedente deixa nítido o quanto existe de oportunidade para ser aproveitada no e-commerce em uma data tão tradicional como o Natal. Quanto antes você começar a elaborar a sua estratégia focada em vendas nessa data, melhores poderão ser os seus resultados quando ela chegar.

No entanto, não se trata apenas de uma questão de querer. É preciso implantar uma estratégia robusta que faça o seu marketing e as suas vendas trabalharem de maneira contínua. Afinal, assim como a procura pelo e-commerce está maior, a concorrência também.

9 passos para aumentar as vendas de Natal no e-commerce

Como você pôde ver, adotar as ações certas é essencial para que seja possível ter bons resultados de vendas de Natal em seu e-commerce. Algumas delas exigem um preparo bastante antecipado, então é melhor começar quanto antes. Além disso, muitas dessas iniciativas podem ser realizadas durante todo o ano para proporcionar resultados mais consistentes à sua loja.

A seguir, confira 9 dicas fundamentais para aumentar as vendas de Natal no seu e-commerce e sempre contar com bons resultados.

1. Tenha uma estratégia integrada online e offline

O Natal continua tendo grande importância no calendário comercial, principalmente no varejo físico. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data em 2019 promete o maior crescimento nos últimos 6 anos, com uma estimativa de um incremento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Assim, para aqueles que também mantêm um comércio físico além do virtual, é bom utilizar esse apelo para garantir as vendas de Natal, a partir de uma perspectiva omnichannel. Estratégias como a retirada na loja favorecem o crescimento de pedidos no e-commerce, ao mesmo tempo que garantem que o consumidor terá seus presentes a tempo — fator muito importante nessa data.

Nesse sentido, a integração de loja física e virtual traz uma série de benefícios. Caso o cliente não encontre um item ao visitar o comércio físico, ele pode fazer o pedido online. Quando ele for retirar presencialmente um item comprado no online, ele pode aproveitar a oportunidade para fazer novas compras com um cupom de desconto exclusivo oferecido graças à sua compra no online.

As possibilidades são inúmeras, por isso, é essencial pensar em uma estratégia conjunta.

2. Dê uma atenção especial às vendas online

O ambiente digital pode agregar bastante valor aos resultados do seu comércio. Isso porque você conseguirá alcançar um número muito maior de clientes, seja aqueles mais acostumados a compras online ou até mesmo como forma de se manter vendendo durante o período de isolamento social.

No entanto, para que seja possível conquistar resultados de qualidade, você precisa dedicar a atenção adequada a esse tipo de venda. Isso significa conferir se a sua estrutura comporta o nível de demanda que você espera para uma data como o Natal.

Certifique-se também de criar campanhas de marketing e vendas voltadas para o ambiente virtual. Use plataformas de automação para alcançar pessoas com o perfil equivalente ao seu público e desenvolva ofertas que atendam às preferências dele.

3. Crie um hotsite exclusivo com indicações de produtos

A comunicação visual é fundamental no meio online, sendo um apelo ainda mais importante nas datas comemorativas. Por isso, é importante que o seu site esteja personalizado durante todo o mês de dezembro até o Natal.

Além de banners temáticos com destaques para as principais promoções, crie um hotsite exclusivo em que serão reunidos os itens com maiores descontos além de sugestões de presentes para a data.

As pessoas têm pouco tempo para fazer as compras natalinas e são indecisas sobre o que adquirir. Assim, facilitar o processo de escolha aumenta as chances de venda. Configure categorias personalizadas com sugestões de itens para cada perfil de pessoa, por exemplo: crianças, pais, namorados, cônjuges etc. É possível ir além e fazer seleções ainda mais específicas, como produtos nerds, presentes para quem gosta de música e itens para férias. Aposte no conhecimento do seu público-alvo e personalize as opções.

4. Segmente seu público e faça e-mail marketing

É importante lembrar seu consumidor sobre a chegada da festividade e que, se ele optar por comprar no e-commerce, ele deve fazer o pedido até uma data específica para garantir que o produto chegará a tempo.

Uma excelente forma de fazer isso, além da comunicação visual no site, é investir em campanhas de e-mail marketing. Selecione os produtos com maior desconto e aproveite as categorias criadas nas páginas. Utilize as informações dos seus clientes para fazer comunicações personalizadas de acordo com gênero, idade e histórico de compras anteriores.

É melhor ainda quando você usa recursos de segmentação em suas campanhas. Isso significa criar e-mails com abordagens e conteúdos distintos para enviar para fatias do seu público separadas por algum critério, como interesses ou dados demográficos.

Por exemplo, você pode encaminhar ofertas de Natal em eletrônicos para o seu público que costuma comprar muito nesse setor. Outra possibilidade é alcançar aqueles que abandonaram o carrinho com um cupom de desconto temático de Natal.

5. Conheça o seu público e a realidade do seu negócio

Por fim, todas essas dicas serão mais ou menos efetivas de acordo com o conhecimento que você tem do público da sua loja virtual. É importante analisar os comportamentos de compra nessa e em outras datas e entender o que tem mais chances de funcionar ou não.

Além disso, aqui vale um estudo detalhado sobre os resultados do Natal passado, para replicar o que deu certo e efetuar melhorias no que não foi tão bom assim. Esses dados são muito importantes e devem ser analisados com cuidado para que a cada ano o seu negócio possa melhorar suas estratégias. Para isso, é fundamental ter um processo de coleta, organização e armazenamento dos resultados obtidos após cada data comemorativa.

6. Use os dados e analise o comportamento do consumidor

Você não só precisa conhecer bem o seu público como também deve ser capaz de compreender o comportamento dele. Somente assim será possível desenvolver a melhor estratégia para as suas vendas no Natal.

Isso é possível com o uso de ferramentas que captem dados sobre os visitantes da sua loja virtual e permitam extrair diagnósticos a partir deles. Ao observar como os seus consumidores agem, você pode preparar a sua loja para atender ao que eles procuram e maximizar o seu potencial de vendas.

Aliás, isso é vantajoso em todas as épocas, não apenas a de Natal. Quanto mais dados você tiver, mais clareza terá em suas análises.

7. Estabeleça indicadores e métricas para analisar

Para que seja possível conquistar bons resultados em suas vendas de Natal, você precisa contar com indicadores e métricas para serem analisados. Ou seja, é necessário apontar quanto você deseja de crescimento e em qual parâmetro de comparação ele será observado.

Isso é importante porque “vender mais” não é um objetivo válido. Vender o quanto a mais? Em comparação a qual período? Mês passado ou o último Natal? Sem estabelecer como a sua análise de indicadores será feita, você arrisca passar longe de seus objetivos.

8. Faça parcerias estratégicas

Você pode contar com um “empurrãozinho” a mais em sua estratégia de convencimento junto ao público ao fazer parcerias que ajudem a alcançar mais clientes. Essa é uma excelente forma de ampliar os atrativos de fazer negócio com a sua loja ou até mesmo alcançar quem ainda não a conhece.

Essa parceria pode vir na forma do oferecimento de serviços de terceiros, como um desconto vantajoso ao usar determinada bandeira de cartão ou método de pagamento. Você também pode aprimorar o seu serviço com parcerias logísticas que motivam mais vendas.

Outra possibilidade é o que empresas de diversos segmentos estão fazendo ultimamente, que é a parceria com influenciadores nas redes sociais. Essa é uma excelente forma de ampliar o alcance e visibilidade da sua loja, mas é preciso escolher influenciadores que tenham identificação com seu público.

9. Use uma boa plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce escolhida para a sua loja pode fazer toda a diferença para a qualidade das suas vendas de Natal e também para o restante do ano. Afinal, contar com as funcionalidades certas possibilita oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, que é o caminho certo para conquistar mais resultados.

Errar nessa escolha pode comprometer todos os seus esforços para aprimorar as suas vendas. A sua estrutura de e-commerce precisa ser de alta qualidade para que seus clientes possam encontrar os produtos que desejam e ter uma boa experiência de compra.

Para acertar nessa escolha, você precisa considerar quais são as suas necessidades. Pense no tipo de recurso que você precisa para atender o tipo de produto que você vende e o seu público-alvo. Você também precisa de uma plataforma que não sofra com erros e instabilidades, garantindo o máximo de disponibilidade para seus clientes.

Assim, a partir dessas dicas, é possível ter mais sucesso nas vendas de Natal e garantir um faturamento consistente nesse último mês do ano. Como qualquer outra iniciativa estratégica, é algo que exige um bom preparo e o uso das ferramentas certas para gerar os resultados que você está esperando. Além disso, não deixe de aprender com os seus indicadores de vendas para conhecer cada vez melhor o perfil do seu público e ativar ações mais efetivas.


Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.